11/09/2017

EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS – DESDE O ENSINO BÁSICO FUNDAMENTAL

Volmer Silva do Rego

2 Comments

A Música é uma ferramenta poderosa na construção das pessoas e das sociedades. Deve ser incentivada, disseminada e estudada com a mesma importância das outras disciplinas, de forma séria e consequente!

A escola pública reflete, como o microcosmo que é, a sociedade em que um indivíduo está inserido. Lá o estudante (já disseram que difere de aluno) aprende com a tutoria dos professores, da gestão, dos funcionários e com outras crianças e adolescente a se comportar como ser criativo social-sociável, a se desenvolver como tal.  A escola é, assim como a família, uma base fundamental para a vida em sociedade que vai ser estruturada com aspectos cognitivos, pedagógicos, lúdicos, psicoemocionais a partir de relacionamentos que se vão ampliando em complexidade na medida em que o jovem cresce.

Espera-se que com esta base o indivíduo fique preparado para a vida em seus aspectos mais formais, como o trabalho, a constituição ou não de uma nova família, sua inserção, compreensão e crítica nas\das instituições que o cercam, as relações políticas e éticas que devem conduzi-lo durante a vida, e, para tanto, quanto melhor estiver preparado, quanto mais acesso ao universo de conhecimento tiver, mais bem formado e preparado para as escolhas que o definirão como ator social produtivo com liberdade para se definir.

Neste universo de conhecimentos transitam em torno de seu ser individual, constantemente em construção, um enorme caudal de informações que se bem elaboradas, sem bem colocadas em ordem e obedecendo a lógica racional que cria estas processos contribuirão efetivamente para a formação de um homem\mulher adequado. As ciências, as linguagens, os códigos constituintes distribuídos e aplicados nas diversas disciplinas do currículo básico serão este amálgama poderoso. Com isso ele pode avançar.

Na esfera das necessidade da nova sociedade em que ocorrem multidivisão de trabalho a Música é, sem dúvidas, um poderoso construtor de personalidades, e deve ser tratada como disciplina fundamental na construção deste ser porque, assim como todas as outras, apresenta um ‘plus’ em sua especificidade: o som é matéria, e organizado de forma inteligente interfere de forma construtiva  no ser intelectual, emotivo, espiritual e também físico, consequentemente, porque além de tudo pode-se amoldar à outras atividades humanas. Ela é, portanto, uma arte-ciência-técnica que usa a matemática, as linguagens, os códigos filosóficos, sociológicos e históricos que giram nas sociedades e as transportam em passagens pelo tempo e no espaço. Eis aí, de forma simples e genericamente explicada qual a importância especial da Música como ferramenta na construção da pessoa e nas suas correlações com a vida.

About Volmer Silva do Rego

Jornalista, Professor, Escritor...

2 Comments

Leave a Reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Gostou? Compartilhe :-)